O violão, a estética crua e o retorno ao íntimo: Rubel lança seu novo disco

O quarto disco de estúdio do cantor e compositor Rubel chegou às plataformas digitais. “Beleza. Mas agora o que a gente faz com isso?” foi lançado na ultima quarta-feira, às 22h.

Formado por nove faixas, o álbum foi lançado juntamente com um curta-metragem dirigido por Larissa Zaidan. A capa do disco traz uma estética natural, que remete as capas dos anos 70, muito utilizadas na MPB na época. Em postagem no Instagram, o cantor comenta: “Essa foto é 100% real e analógica, e não contém nenhum uso de inteligência artificial. Nada contra os robôs, desde que possamos viver em paz.” O apreço por uma estética mais crua e analógica vem sendo uma tendência nos artistas brasileiros da chamada “Nova MPB”. Nomes como Liniker e Anavitoria também são representantes dessa corrente.

A preocupação com uma estética natural não aparece apenas na capa do disco. O nome convida o público a refletir sobre o “a gente”, o “nós”. As relações são um tema constante, abordado desde a perspectiva subjetiva, individual, até a reflexão sobre as trocas, afetos e amores. Outra característica que chama atenção é a forma como o álbum vai crescendo conforme as músicas passam. Enquanto os primeiros arranjos são mais melancólicos e criam uma atmosfera de calmaria, faixas como “Azul, Bebê” trazem uma sonoridade mais alegre, afetuosa e contagiante. A faixa “Pergunta ao Tempo” é um destaque, que traz uma reflexão sobre o tempo, sobre a vida, e uma letra tão marcante que se sobrepõe ao arranjo e aos instrumentos.

O curta é um trabalho que complementa e ilustra a atmosfera do disco: as relações, a calmaria e a beleza que existe no cotidiano são cenas presentes nas músicas e muito bem colocadas no resultado visual. Evidentemente um trabalho feito por muitas mãos,

Esse é um convite à reflexão sobre a vida, as relações, afetos e o tempo. Rubel volta para si, para o seu violão e divide sua melancia com a gente. É um álbum breve, com sensações e emoções que durariam vidas inteiras. Você pode escutar clicando abaixo:

leia também

Pulso Hardcore: 5 motivos para ir ao maior festival de hardcore do Rio

Festival acontece no próximo dia 29, no Cordão da...

Em nova fase, Maré Morta anuncia seu novo álbum “Chronus”

Formada no Rio de Janeiro, em 2023, a banda...

Polifonia anuncia edição inédita de verão no Rio de Janeiro

O festival Polifonia, que acontece tradicionalmente no segundo semestre...