O abraço ao absurdo e a autenticidade no “Piseiro Black Sabbath” da Supercombo

A essa altura, a banda comandada por Leo Ramos é um dos nomes mais relevantes do rock nacional nos últimos dez anos. A partir do sucesso do disco “Amianto“, lançado em 2014, a carreira do grupo foi cada vez mais marcada por hits orgânicos e cheios de identidade e criatividade. Além disso, a banda percorre todo o Brasil e carrega fãs fiéis por onde passam.

Após o lançamento de “Remédios” em 2023, último álbum de estúdio lançado por eles, a Supercombo lança em junho de 2025 o single “Piseiro Black Sabbath“, que marca o retorno da banda e também o início de uma nova fase na trajetória e na discografia. A faixa carrega não apenas na sonoridade, mas principalmente na estética, um conceito que mistura a atmosfera dark do rock com a tropicalidade e a energia praiana do litoral brasileiro. Dedicada aos roqueiros de praia, a música fala sobre a cultura brasileira e como ela faz parte da vida de nós, e de que forma ela é diversa e abraça todas as misturas. Essa construção mostra a versatilidade e criatividade sempre presentes nos trabalhos da banda, e teve como resultado final um single bastante original e fiel às raízes, tirando o rock de um possível lugar de superioridade, colocado por algumas pessoas muitas vezes.

Foto: Divulgação

O abraço ao absurdo e o convite à autenticidade

A autenticidade sempre fez parte dos trabalhos da banda. Principalmente a partir do álbum “Rogério” (2016), em que criaram um personagem para aludir aos nossos monstros internos, discos com conceitos bem trabalhados passaram a ser uma marca da Supercombo. Em “Piseiro Black Sabbath“, o grupo traz um arranjo de rock bem trabalhado, com as guitarras pesadas e uma bateria marcante, misturadas a uma batida de piseiro, e um videoclipe no qual, aparecem todos de preto em uma praia. Um conceito que traz brasilidade e convida a coragem de brincar com elementos da nossa cultura, misturando com a sonoridade pesada do metal. Diante disso, a banda também nos coloca a pensar quais outras bandas tem tido essa criatividade de abraçar aquilo que parece absurdo e muito distante da zona de conforto.

Um exemplo nessa mesma pegada, mas que não faz parte do cenário do rock, é a faixa “PUT@RIA!” lançada por Rubel, em 2023, com o DJ Gabriel do Borel. Conhecido pelo seu trabalho na MPB, o artista surpreendeu a todos com essa colaboração, e saiu totalmente da sua zona de conforto. O resultado foi uma música divertida, criativa, com um clipe que contou inclusive com a participação de MC Carol.

Explorar o diferente, outras influências e até mesmo a relação com outros gêneros, como Supercombo faz nessa faixa, é seguir fazendo uma arte autentica, única e que foge ao básico e ao padronizado. Agora fica a curiosidade para o lançamento do álbum da banda, se irá seguir esse conceito por inteiro ou não.

leia também

Kesha x Demi Lovato: Quem foi a primeira ‘brat’ da música pop?

Antes de se popularizar a partir do aclamado álbum...

Quando identidade não se traduz: Tyla e os choques culturais sobre raça

Preto, pardo, branco, indígena e amarelo. Essas são as...

XLOV e a Representatividade LGBTQIA+ no K-pop

Durante a infância e adolescência, buscamos referências que nos...

Muito além das multidões: a força dos eventos independentes no Brasil

Hoje, ao que tudo indica, não é mais sobre...