“Canções de Apartamento 15 anos”: Um disco que marcou a MPB independente

Turnê comemorativa resgata álbum referência do MPB contemporâneo

O ano era 2011, e Cícero Rosa Lins lançava o disco que iria marcar uma geração do MPB brasileiro. Gravado de maneira independente dentro de sua própria casa, o álbum de estreia do artista gerou repercussão logo de cara, ganhando a aprovação do público e da crítica, com sonoridades criativas, leves e melancólicas, atreladas à letras que exploravam temáticas como relacionamentos, reflexões internas e os sentimentos.

Diante do reconhecimento coletivo, Cícero recebeu também o reconhecimento profissional, conquistando prêmios como o Prêmio Multishow, que consolidaram sua importância para o cenário naquele momento, e também marcou o início de uma era na qual os artistas passaram a se aventurar em gravações domésticas, explorando sua liberdade e criatividade. Além disso, a estética trabalhada no disco remete à vida urbana, com suas dificuldades, a solidão, que se reflete no tom confessional das letras.

Dentre o repertório construído pelo artista no disco, algumas faixas se tornaram icônicas, como “Tempo de Pipa“, “Vagalumes Cegos“, entre outras, rendendo videoclipes e demonstrando as conexões entre o MPB e uma tradição musical brasileira marcada pela bossa nova, presentes nos arranjos que dão o tom de cada música.

Ao longo desses 15 anos, o “Canções de Apartamento” foi importante não só para inspirar outros artistas a produzirem suas próprias canções, mas também fundamental no contexto da consolidação da música independente no Brasil. A trajetória de Cícero, marcada por participações em festivais e shows ao redor do Brasil, passou a fazer parte da memória coletiva de todos aqueles que foram tocados pelo disco, seja pela melodia, pelas letras, ou pela forma que o álbum fez parte de sua história.

Agora, em 2026, Cícero anuncia uma turnê comemorativa para celebrar os 15 anos de história do disco, com objetivo de revisitar as canções e a conexão de seu público com o álbum. A novidade foi divulgada pelo artista em suas redes sociais no dia 19 de janeiro, e a turnê será composta por shows em teatros, em formato intimista. Dia 08 de abril, no Rio de Janeiro, e no dia 16 de abril, em São Paulo. A relevância do disco é tão grande que boa parte dos ingressos já foram vendidos. Confira informações abaixo:

Ingressos à venda em: www.cicerorosalins.com.br

leia também

Com curadoria afinada, Polifonia de Verão abre temporada de shows no Rio

Supercombo, Dibob e Catch Side estavam entre os nomes...

Em fevereiro, Hangar 110 recebe evento beneficente “Cena Contra Fome”

Evento vai reunir bandas como Zander e Bayside Kings...

Verão no Circo Voador: piscina e shows exclusivos

Programação de verão teve início dia 03 de janeiro...

Maré Morta lança “Chronus”, álbum sobre tempo e amadurecimento

Quarteto carioca tem lançamento marcado para o dia 19...

Projeto Corona Luau MTV reúne nomes da música brasileira em turnê homenageando Cássia Eller

Shows acontecerão em Santa Catarina, Rio de Janeiro e...